quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Músicos de Guarabira participam do projeto “Som das Seis” em JP e são bastante elogiados

 Guarabira (Codecom) – O projeto “Som das Seis” em João Pessoa na última sexta-feira (03) reuniu quatro atrações guarabirenses, que com o apoio da Prefeitura de Guarabira, fizeram uma apresentação de qualidade.
Os Três do Forró, Tereza Helena, Grace Targino e Tchero dividiram o palco do projeto que aconteceu no Ponto Cem Reis, reunindo um público seleto, mostrando a qualidade musical da cidade de Guarabira.
Cada artista teve 30 minutos para apresentar seu trabalho, sendo iniciado pelos Três do Forró com o autêntico forró pé de serra levantando de imediato o público presente, em seguida foi a vez de Tchero, Grace Targino e Tereza Helena, e no final todos subiram ao palco e cantaram juntos.
Para o cantor Tchero, o convite feito pela Funjope trouxe a oportunidade dos músicos mostrarem seu potencial, valorizando o artista de Guarabira, que a cada dia vem conquistando seu espaço no universo cultural do estado.
Os músicos guarabirenses fizeram a abertura do projeto, que contou ainda com a participação de Babillak Bar, nascido em Guarabira, mas que durante alguns anos viveu em Minas Gerais, e hoje mora na Torre em João Pessoa.
Jaciara Almeida
Codecom-PMG

SECRETARIA DE CULURA - A BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO ATENDE DIARIAMENTE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA A PRÁTICA DA LEITURA


AULAS DE VIOLÃO, SANFONA , TECLADO E FLAUTAS NA SECRETARIA DE CULTURA E NO PROJOVEM EM GUARABIRA

A prefeita Fátima Paulino autorizou e a Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente adquiriu, recentemente, novos instrumentos musicais para ampliar as aulas da Escola de Música da Prefeitura de Guarabira.
Os novos instrumentos foram comprados em virtude do avanço do aprendizado de música da parte dos alunos. A prefeita observou que, por exemplo, a Banda Musical do Projovem vem sendo solicitada para diversos eventos em Guarabira, a exemplo de bailes, aniversários, inaugurações de obras, dentre acontecimentos sociais.
O mesmo ocorre com os alunos dos cursos de sanfona e violão. “Os sanfoneiros mirins, em face de seus desempenhos, são requisitados para festas de aniversários e vários outros eventos, por isso compramos mais sanfonas, mais violões e mais teclados”, afirma   Fátima Paulino.
A Escola de Música do Projovem e Secretaria de Cultura tem aulas de vilão, sanfona, teclado, flauta, entre outras áreas da música. O projeto possui uma Banda Musical, formada por jovens, que toca de tudo e já está se preparando para gravar o seu primeiro CD. A prefeita Fátima disse que está estudando uma maneira de patrocinar esse projeto.
Antonio Santos
Da Codecom – Prefeitura de Guarabira







COLÉGIO SANTO ANTONIO - ANTIGA ESCOLA DO COMÉRCIO

COLÉGIO SANTO ANTÔNIO O crescimento comercial de Guarabira em 1951 despertou nos empresários o desejo de obtenção de mão-de-obra melhor preparada para atendimento ao público e desempenho de trabalhos burocráticos nos seus escritórios. Por isso, nasceu em caráter provisório a Escola Comercial (Portaria 184/51), enquanto a sua documentação era apreciada por Lafaiette Belfort Garcia, inspetor de Ensino Comercial. Após o seu parecer favorável em 20 de março desse ano, foi criado o regimento interno e por aclamação se elegeu para diretor, o cônego Emiliano de Cristo. Em 25 de fevereiro de 1953, ocorreu o exame de admissão ao curso básico, nos termos dos Artigos 20, 21 e 22 (Decreto 6.141, de 28/12/1943), candidatando-se 66 pessoas às vagas iniciais. Por um bom período, a escola funcionou no Grupo Escolar Anthenor Navarro e nos momentos difíceis o educandário foi socorrido pelo prefeito Augusto de Almeida e pelo Secretário de Educação da Paraíba, Ivan Bichara Sobreira.

DOM MARCELO PINTO CARVALHIRA - UM GUARABIRENSE NA FÉ

Biografia

Quinto dos dezesseis filhos de Álvaro Pinto Carvalheira e Maria Tereza Mendonça Carvalheira, estudou na Escola e Colégio de Recife, onde concluiu o ensino básico. Entrou no Seminário Arquidiocesano de Olinda, em 1944. Em 1946 foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou a Filosofia e a Teologia, concluindo estes estudos em 1956. Ali especializou-se em Teologia Dogmática.

 Presbiterado

Foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, em Roma. Como padre, foi Professor de Teologia no Seminário de Olinda; Diretor Espiritual do Seminário; 1º Reitor do Seminário Regional do Nordeste Olinda; Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Subsecretário do Regional Nordeste II da CNBB.
Neste período, Dom Marcelo foi um dos mais importantes colaboradores de Dom Hélder Câmara. Durante o regime militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado[1]. Em janeiro de 2009, Dom Marcelo foi indenizado pelo estado por reparação econômica de danos, recebendo a quantia de R$ 100 mil[2]

 Episcopado

Foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba, recebendo a sé titular de Bitilio, que abrangia 25 cidades, em 29 de outubro de 1975, sendo ordenado bispo, aos 47 anos, em 27 de dezembro de 1975, pelas mãos de Dom Helder Pessoa Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.
Em 9 de novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira, na Paraíba. Em 29 de novembro de 1995 foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, múnus que exerceu até 5 de maio de 2004.
Como bispo e arcebispo, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB Nacional (1987-1991 e 1995-1998), responsável pelo setor Leigos e CEBs; Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004). Participou do Sínodo dos Bispos sobre os Leigos e da Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano]], em Santo Domingo. Foi delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997).
Atualmente reside em Pernambuco, no Mosteiro de São Bento (Olinda).

 Lema

Evangelizare

Obras publicadas

  • Crer em nossos dias, escrito em colaboração com outros - Editora Vozes
  • A Evangelização hoje, escrito em colaboração com outros, após o Sínodo sobre a Evangelização - Vozes.
  • São José: o Anawin de Deus, Editora Letra Capital.

 Prêmios

  • Medalha João Paulo II, concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em 2008.

 Ordenações episcopais

Foi o principal sagrante do bispo:
Foi co-celebrante da sagração episcopal de:

Sucessão

Precedido por
'
Bispo de Guarabira
1981 - 1995
Sucedido por
Dom Antônio Muniz Fernandes
Precedido por
Dom José Maria Pires
Arcebispo da Paraíba
1995 - 2004
Sucedido por
Dom Aldo di Cillo Pagotto

UM ENCONRO MARCANTE PARA GUARABIRA EM 20/10/2010


20/10/2010
Jaciara Almeida
Codecom-PMG

Prefeita Fátima Paulino participa de encontro com ministro da Educação e IFET vem para Guarabira

Guarabira (Codecom) – A prefeita Fátima Paulino esteve participando em Brasília de encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para assegurar a vinda do Campus da UFPB e do IFET para Guarabira.

Para a prefeita, que esteve acompanhada do senador eleito Vitalzinho, do deputado estadual Raniery Paulino e do ex-governador Roberto Paulino, a audiência com o ministro foi muito positiva com relação a agilização da implantação do IFET e da UFPB.

No encontro o ministro perguntou se a prefeita já teria local disponível para instalar ambos os centros de educação, o que foi prontamente respondido com a apresentação do CAIC, ficando combinado que seria enviada para o Ministério toda a planta do prédio, com fotos da área e detalhamento, para que seja dada uma agilidade maior para implantação do IFET e Campus da UFPB.

Haddad assegurou que ao chegar à documentação em suas mãos entrará em contato para dizer quanto tempo mais levará para instalar as unidades do IFET e UFPB em Guarabira, não definindo data específica.

De acordo Fátima Paulino, o argumento foi enorme para a implantação de ambos os centros, pois o município possui 60 mil habitantes, além de ser pólo na região.

“Se depender de mim, do senador eleito Vitalzinho, de Raniery e de Roberto Paulino, a vinda do IFET e da UFPB acontecerá o mais rápido possível”, declarou a prefeita.

Fátima disse ainda, que é objetivo seu quando deixar a Prefeitura de Guarabira entregar com essa Universidade, com mais esse avanço para a cidade.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Biografia/história de Frei Damião: Frei Damião de Bozzano, nascido Pio Giannotti, (Bozzano, 5 de novembro de 1898 – Recife, 31 de maio de 1997) foi um frade italiano radicado no Brasil. Era filho dos camponeses Félix Giannotti e Maria Giannotti. Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando foi estudar em um colégio de padres. Aos dezenove anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Aos 27 anos diplomou-se em teologia pela Universidade Gregoriana em Roma e foi docente do Convento de Vila Basélica e do Convento de Massa. O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, veio do norte da Itália para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-se no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos.
Por muitos nordestinos considerado como santo, encontra-se atualmente em processo de beatificação desde 31 de maio de 2003. Por dia, muitas cartas chegam ao Convento de São Félix, contando fatos de cura, milagre, que a ciência não consegue entender. Sua primeira missa foi nos arredores da cidade de Gravatá, em Pernambuco, na capela de São Miguel, no Riacho do Mel. Anualmente, no mês de maio, realiza-se naquela cidade as Festividades de Frei Damião: uma grande caminhada sai da Igreja Matriz Nossa Senhora de Santa’Ana (no centro de Gravatá) e vai até a Capela do Riacho do Mel. Na cidade de Recife, mais precisamente no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, onde se encontra seu corpo, acontece desde sua morte no final de maio Celebrações para Frei Damião. Em 27 de setembro de 1977, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco e, em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão do Recife. Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste.
. Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo [...]”. Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. A propósito, Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista. Acompanhado por multidões por onde passava, nunca abandonou suas caminhadas e romarias pelas localidades, no qual acompanhava com ele sempre, um terço e um crucifixo, as quais fazia com seu devotado amigo Frei Fernando. Só parou poucos meses antes de falecer, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral, fruto da má postura de toda a vida.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GUARABIRA EM 1837

A Vila da Independência Ano de 1837 (atual Guarabira) foi bastante beneficiada com a introdução desse traçado ferroviário. A vila tornou-se importante entreposto comercial, contribuindo dessa maneira para o seu desenvolvimento urbano. Foi nesse clima de progresso e entusiasmo que a Vila da Independência foi elevada a categoria de cidade com o nome de Guarabira. “Riquezas começaram a surgir, e da noite para o dia ergueram-se casarões e sótãos na rua da matriz e nas ruas ao redor delas. O trem de passageiros e de carga cortava a cidade, trazendo o progresso ao comércio local e toda a região polarizada pelo município de Guarabira” (MELO, 1999, p.69). A estação de Independência foi inaugurada em 1884 pela E. F. Conde D'Eu. Foi ponta da linha que vinha desde o Recife de 1884 a 1904, quando se completou a ligação com a estação de Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte, unindo a partir de então Recife e Natal por ferrovia. Mais tarde, o nome da estação foi alterado para o atual, Guarabira.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FAMÍLIA DE OSMAR DE AQUINO

BANDA DE MÚSICA DA PREFEITURA DE GUARABIRA - ANO DE 1938

Banda de música da prefeitura de Guarabira, quando reoganizada em 1938. Fonte de pesquisa: Centro de Documentação Histórica de Guarabira.).

Acordos de limites dos municípios com Guarabira em 1938

No dia 24 de Maio de 1938, prefeitos visinhos reuniram-se no salão nobre da Prefeitura de Guarabira, e assinaram os acordos de limites dos seus municípios com o nosso. DA DIREITA PARA ESQUERDA : José Alvares, sec. de Caiçara, Dr. Cleodoaldo Trigueiro, Prefeito de Alagoa Grande, Pedro de Almeida de Bananeiras,Sabiniano Maio Pref. de Guarabira, José da Cuha Lima- Areia, Eduardo Ferreira- Mamanguape, Severino Campêlo- Sapé, Francisco Rufino de Serraria.

ANTIGA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARABIRA

MOMENTOS HISTÓRICOS DO COLÉGIO DA LUZ








ANO DE 1947

último Prefeito nomeado (Interventor) Silvo Porto, Prefeito Interventor de Guarabira - 1947 ao lado de João Pimentel Filho, Otávio Patrício e Augusto Virgínio

AUGUSTO DE ALMEIDA- PREFEITO DE GUARABIRA EM 1959

AUGUSTO DE ALMEIDA- Eleito prefeito de Guarabira em seu 2. mandato, ao lado do ex-prefeito(Interventor) Silvo Porto, Mons. Emiliano de Cristo e Dom Epaminondas Araújo, de tradicional família Guarabirense. (1959/1963)

POSSE DO PREFEITO OSMAR DE AQUINO

No ao de 1955 - Posse do Prefeito Osmar de Aquino e do vice-prefeito Edson Cunha

SABINIANO MAIA

Após a Redemocratização, o primeiro Prefeito eleito de Guarabira foi o Sr. Sabiniano Maia neste momento sendo cumprimentado Pelo Sr. Abdon Paiva

ANO DE 1977

Em 1977 Prefeito Roberto Paulino ao lado do Sr. Walter Porpino , Dr. Geraldo Camilo e o Jornalista Clemilson Sousa

O ENTÃO PREFEITO DE GUARABIRA ROBERTO PAULINO

Prefeito Roberto Paulino ao lado do presidente do MBD Ulisses Guimarães e demais companheiros: Wilson Saraiva, Paulo Paiva, Ruy de Freitas, Antonio do Amaral(vice-prefeito) Wildes Saraiva e Geraldo vem-vem

FÁTIMA PAULINO PREFEITA DE GUARABIRA - GESTÃO 2005 A 2012


Os  Prefeitos que antecedeiram a Prefeia Fátima Paulino(1896-1935)
NOMEADOS PELO GOVERNO PROVINCIAL


Os primeiros prefeitos que exerceram o cargo no período entre 1896/1935 foram nomeados pelo governo provincial. Naturalmente escolhido entre as elites mais proeminentes do Município.

O primeiro prefeito nomeado pelo governador foi o coronel Francisco Joaquim de Andrada Moura (Cel. Quincas Moura). Tomou posse no dia 24 de janeiro de 1896, deixando o cargo em 1900 quando o cargo de prefeito foi extinto.

O Segundo prefeito nomeado depois de Restaurado o cargo de Prefeito, foi escolhido o Sr. Manoel Simões para administrar Guarabira. Foi nomeado em 1905 e ficou à frente da Prefeitura Municipal até o ano de 1909. Sua maior preocupação foi aterrar a lagoa central da cidade, já que o impaludismo atacava a população e o mosquito infectava as suas águas.

 O Terceiro prefeito nomeado foi o Médico Luís Galdino Sales, continuou o aterro da lagoa central, concluindo a obra de seu antecessor. Seu grande trabalho foi tornar as ruas da cidade transitáveis em dias de inverno, mantendo sempre limpa os arredores da lagoa aterrada e adjacências.


 O Quarto Prefeito nomeado foi o Prefeito o Coronel João de Farias Pimentel, que administrou o município entre os anos de 1912 a 1915. Proprietário do engenho Espinho, no distrito de Cuiteji, foi membro da Guarda Nacional, ocupando a função de Coronel. O mesmo era pai do ex-prefeito João de Farias Pimentel Filho e avô do ex-prefeito e ex-deputado Jáder Pimentel.


O quinto prefeito nomeado foi Cel. José Álvares Trigueiro, adminisrou Guarabira no período de 1915 a 1918, comerciante dos mais destacados da cidade, sendo proprietário do magasine “Pai da Pátria”, era a loja mais sofisticada do centro de Guarabira. Foi dele o primeiro automóvel da cidade um  Ford Luxuoso e Confortável, e no Ano de 1920 a 1921 voltou a Prefeitura ocupando o cargo de Vice-Prefeito.


O sexto prefeito nomeado foi Dr. Manoel Lordão, médico natural de Campina Grande, governou o município entre os anos de 1918 a 1920. Tornou-se major da Guarda Nacional e proprietário rural, cujas terras localizavam-se próximo à sede municipal. A rua, que hoje ocupa seu nome, chamada “Boi Chôco”, uma parte deste perímetro urbano lhe pertenceu por muitos anos. O mesmo foi assassinado no dia 15 de Agosto de 1926, as 23:00 horas, vítima de uma emboscada quando chegava em sua casa, ele residia próximo ao corte da linha férrea na mesma rua que até hoje ostenta o seu nome.

 O Sétimo prefeito nomeado foi  o coronel Osório de Aquino, foi prefeito no período de 1921 a 1923. Líder político mais antigo do município, o Cel Osório de Aquino sempre ligado aos liberais, manteve os amigos no poder municipal durante mitos anos. Casado com a Sra. Maria de Sá Benevides de Aquino, descendente da famosa família Sá e Benevides. Conseguiu tornar oseu filho Osmar de Aquino no melhor bacharel em Direito de Guarabira e no maior representante do povo brejeiro, na Câmara Federal.


O oitavo Prefeito nomeado foi o Dr. Antônio Galdino Guedes substituiu o Cel. Osório de Aquino, em 1923. Em 1924, licenciou-se ocupando o seu lugar o Vice-Prefeito, Dr. Amaro Guedes Beltrão, até o seu regresso à prefeitura, em 1925.
No período de 1925 a 1929, administrou o município, sendo um dos mais arrojados administradores do município. Nascido em Cachoeira, povoação pertencente a Guarabira, descendente da família mais conhecida da região. Antonio Guedes foi Deputado Provincial, na década de 1930, juiz Federal do Trabalho jornalista e escritor. Escreveu artigos magistrais na imprensa paraibana, destacando-se em ter divulgado alguns capítulos da História de Guarabira, em 1937, no Gabinete de Estudinhos de Geografia e História da Paraíba – GEGHP. Foi o homem de maior projeção no cenário político da Paraíba, na década de 1940. Ocupou o governo do Estado,  na qualidade de Interventor.


O nono Prefeito nomeado foi Sr. Sebatião Bezerra Bastos no príodo de 30-11-1929 a 30-04-1931,  Comerciante antigo de Guarabira, um dos fundadores da associação dos Empregados do Comércio de Guarabira, depois tornou-se o Clube Recreativo Guarabirense,  Sr. Sebastião foi sócio-proprietário da firma Hermenegildo Cunha, foi um prefeito honesto, um cidadão digno da amizade de todos.

O Décimo prefeito nomeado o Dr. Lucena Varedas  no período de 30-04-1931 a 01-07-
1932
  
O Décimo primeiro  Prefeito nomeado foi  o Sr. José  Tertuliano Ferreira de Melo ( Zuza Ferreira) no período de 31-10-1932 a 01-07-1935.
Foi dono de uma Alfaiataria,  mesmo sem ter estudos superiores, escrevia muito bem, sendo um dos poetas de projeção, ao lado de Zé da Luz. Publicou entre outros, os livros: Fagulhas D’Alma, Vinte e Quatro horas, Em La Menor e História de Ágaba (1923). Entre suas principais obras, podemos destacar: a construção da antiga praça João Pessoa e o Prédio e o prédio da Prefeitura Municipal, hoje restaurado.

O Décimo segundo  Prefeito nomeado foi Cônego Francisco Bandeira Pequeno no período de 01-07-1935 a 03-08-1935    ( Apenas 01 mês) teve que afasar-se do cargo para disputar às eleições constitucionais de 1935, quando enfrentou o Cel. Osório de Aquino, em disputa para a Prefeitura.

O Décimo terceiro Prefeito nomeado foi Dr. João Medeiros Filho no período de 03-08-1935 a 18-12 1935 ( Apenas 04 meses)

O Décimo quarto Prefeito nomeado foi O Sr. Waldemar Menino  no período de 28-11-1936 a 27-07-1937  (Apena 8 mêses)

   Estes foram os Prefeitos que foram nomeados pelo Goveno Provincial nos períodos acima especificados.

O Décimo Sexto  Prefeito nomeado foi O Dr. Osmar de Araújo Aquino
 No período de 19-08-1940 a 02-12-1940  (Apena  4 mêses)

Décimo sétimo Prefeito nomeado foi Cel. Osório de Aquino Torres
No período de 24-12-1940 a 13-10-1942  (Apenas 1 Ano e 10 mês)

Décimo oitavo Prefeito nomeado foi Sr. Sebastião Vital Duarte
No Período de 19-10-1942 a 02-02-1944 (Apenas 1 ano e 2 meses)

 Décimo Nono Prefeito nomeado foi Sr. Sebastião Bezerra Bastos
No Período de 02-02-1944 a 12-09-1945 (Apenas  7 meses)

 Vigésimo Prefeito nomeado foi Dr. Antonio Galdino Guedes
No Período de 12-09-1945 a 05-11-1945 (Apenas  2 meses)

Vigésimo Primeiro Prefeito nomeado foi Dr. Cláudio Viana
No Período de 08-11-1945 a 22-02-1946 (Apenas  3 meses)

Vigésimo Segundo Prefeito nomeado foi Dr. João de Farias Pimentel Filho
No Período de 22-02-1946 a 04-03-1946 (Apenas  14 dias)

Vigésimo Terceiro Prefeito nomeado foi Dr. Osório de Aquino Torres
No Período de 18-03-1946 a 17-04-1947 (Apenas  1 Ano e 01 mês)

Vigésimo Quarto Prefeito nomeado foi Dr. Silvio Pélico Porto
No Período de 18-04-1947 a 08-11-1947 (Apenas  1 Ano e 01 mês)

 Estes foram os Prefeitos que foram nomeados pelo Governo Provincial nos períodos acima especificados.

Agora você vai saber quais os prefeitos eleito pelo voto

PRIMEIRO PREFEITO
 ANO DE 1947 À 1951  -  ELEITO COM   2,236 VOTOS  -   UDN
Sabiniano Alves do Rego Maia

PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Iniciou a construção do Mercado Municipal
·         Instalação do Curso norma do Ginásio Nossa Senora da Luz
·         Construção de Grupos Escolares nos destritos de Araçagi e Pirpirituba
·         Iniciou a construção do Hospital SESP hoje o Hospta Regional Antonio Paulino Filho
·         Instalou a primeira Biblioeca

SEGUNDO PREFEITO
 ANO DE 1951 À 1955  -  ELEITO COM 2.992 VOTOS  -   PL
Algusto de Almeida

PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Conclusão dos serviços do I Mercado Público
·         Extensão da rede elétrica a todos os bairros da cidade
·         Desobstrução da Av. D. Pedro II, tendo que desapropriar dois posos de gasolina e a Saboaria Guarabirense
·         Construção de galerias pluviais numa área de 430,40m.
·         Construção do Fórum Municipal e aquisição de seu mobiliário.
·         Doação de verbas orçamentária para a Escola do Comércio Santo Antonio e Colégio Nossa Senhora da Luz.
·         Construção do Parque Infantil à Praça Mons. Walfredo Leal, e a quadra de esporte Augusto de Almeida, (Hoje Prédio da Secretaria de Educação)

TERCEIRO PREFEITO
 ANO DE 1955 À 1959  - ELEITO COM  2.418 VOTOS  -  PL
             Osmar de Araújo Aquino

                                         PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Foi o responsável pelo funcionamento do Hospital Regional
·         Foi o responsável pelo contrato com a CODEBRO pela instalação da Energia Elétrica de Paulo Afonso em Guarabira e em toda região polarizada por Guarabira, Areia e Bananeiras.
·         Fez o aterro do açude localizado na propriedade de Dr.Abdon Soares Miranda, onde hoje é o Mercado Público II, no quadrado entre as ruas Napoleão Laureano e Sá Benevides.
·         Calçou várias ruas no Bairro de Sta. Terezinha, lá també construiu um muro de arrima.
·         Galerias pluviais na Av. D. Pedro II, Rua Costa Beiriz, Quintino Bocaiúva e Getúlio Vargas



QUARTO PREFEITO
 ANO DE 1959 À 1963  - ELEITO COM  2.690 VOTOS 
             Osmar de Araújo Aquino
                        PRINCIPAIS OBRAS: 





QUINTO PREFEITO
 ANO DE 1963 À 1967  - ELEITO COM  2.759 VOTOS 
             João de Farias Pimenel Filho
                           ( Segundo Mnadato)

PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Voltou-se para as áreas de saúde Pública
·         Instalação do Posto Médico João Soares de Carvalho
·         Assistência Social e Educação
·         Construiu a Praça Lima e Moura, Praça N. S. da Luz, Antonio Guedes, Ferreira de Melo e a Praça João Pessoa.
·         Todas as ruas centrais receberam reparos em seus calçamentos,  também os Bairros de Santa Terezinha, Rosário, Rodagem e Juá
·         A rua Prefeito Manoel Lordão recebeu benefícios de calçamentos e galerias pluviais.
·         Construiu o Prédio da Prefeitura Municipal
·         Construiu o Prédio da Câmara Municipal


SEXTO PREFEITO
 ANO DE 1968 À 1972  - ELEITO COM  4.223 VOTOS 
          Gustavo Amorim da Costa
                        PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira FAFIG- Vinculada à Fundação Educacional de Guarabira.
·         Calçamento à paralelepípedos dos bairros Nordeste I e II, Juá, São José, Rosário, Rodagem, Santa Terezinha, Cordeiro e São Manoel
·         Instalação de Escolas, Postos de Saúde, Lavanderias Públicas, Praças com aparelhos de TV

SETIMO PREFEITO
 ANO DE 1973 À 1976  - ELEITO COM  3.718 VOTOS ARENA I 
João Pimentel Filho
Obs. O Dr. João Pimentel administrou a cidade de Guarabira por 03 vezes  Primeira foi nomeado pelo Governo Provincial em 1946
Segunda foi pelo voto direto no ano de 1963
Terceira foi pelo voto direto no ano de 1973
                                            
                                                    PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Construção de galerias para escoamentos de águas pluviais, principalmente na Av. D. Pedro II
·         Calçamento das ruas Dês. Pedro Bandeira, Cônego Vicente Pimentel e Padre Antonio Sampaio
·         Reforma do Matadouro Público
·         Reforma da Praça N. S. da Luz
·         Abertura de ruas nos Bairros Novo e Nordeste I e Nordeste II


 

OITAVO PREFEITO
1982  - ELEITO COM  4.279 VOTOS                  Roberto de Souza Paulino


              
:                                          PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Construção do Prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira
·         Construção de arquibancadas, alambrados, vestiários, túneis do Estádio Silvo Porto, Pertencente hoje a Povo Guarabirense adquirido na gestão Fátima Paulino I
·         Consecução, junto ao MEC, pelo reconhecimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira – FAFIG
·         Calçamento nos bairros do Rosário, Nordeste e Santa Terezinha
·         Construção de Vários Grupos Escolares e Creches


NONO PREFEITO
 ANO DE 1983 À 1989  - ELEITO COM   6.791  
              Zenóbio Toscano de Oliveira

                                               PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Compra do antigo cine São José e transformou no Teatro Geraldo Alverga
·         Museu Municipal Fernando Cunha Lima
·         Centro de Docmentação João de Faria Pimentel
·         Galeria de Arte Antonio Sobreira
·         Centro Educacional Osmar de Aquino
·         Calçadão da Av. D. Pedro II
·         Construção do Ginásio de Esporte ( O ZENOBÃO)


DÉSSIMO PREFEITO
 ANO DE 1983 À 1989  - ELEITO COM  6.791 VOTOS 
              Zenóbio Toscano de Oliveira





DÉSSIMO PRIMEIRO PREFEITO
 ANO DE 1989 À 1992  - ELEITO COM 9.395 VOTOS 
                    Jader Soares Pimentel

( SEGUNDO MANDATO)
                                            PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Deu início ao asfalto em Guarabira, iniciando por toda extensão da Av. D. Pedro II implantou cerca de 10.000m2 de Asfalto
·         Criou a FABEM- Fundação do Bem Estar do Menor
·         Iluminação do Estádio Silvo Porto Eport Clube
·         Pavimentação da faixa da pista, da rua Dr. Melo no bairro do Cordeiro, rua Boa Vista, Cristo Redentor, o Beco da Candeia e a rua Margarida Maria Alves
·         Construções de praças instaladas com Televisores públicos no distrito de Cachoeira, na faixa da Pista e no Bairro do Rosário


DÉSSIMO PRIMEIRO PREFEITO
 ANO DE 1993 À 1996  - ELEITO COM  10.732 VOTOS    
                  Jader Soares Pimentel
                                                PRINCIPAIS OBRAS: 
·         2.000 metros de calçamentos em diversas ruas da cidade
·         Ampliação da rede elétricaurbana nas ruas Josué Pimentel, Jonh Kennedy, Maria S. da Conceição, Uruguai e Eulina de Almeida
·         Recuperação do Teatro Geraldo Alverga
·         Recuperação e Adaptação do prédio do antigo matadouro público para funcionar como garagem para o setor de tra nsportes da Prefeitura Municipal
·         Reforma completa do Matadouro Público
·         Recuperação do Mercado Público
·         Recuperação de todos os postos de Saúde e todas as Escolas
·         Construção do CAIC em convênio com o MEC


DÉSSIMO SEGUNDO PREFEITO
 ANO DE 199 À 2000  - ELEITO COM  13.979 VOTOS    
Maria Haileia Araújo Toscano
                                                   PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Construção do Parque do Encontro – Nordeste I
·         Construção da Praça da Juventude
·         Construção da Praça da Alimentação
·         Construção dos Ginásios e Esportes do Colégio Osmar de Aquino; e nos sítios de Tananduba, Pirpiri, Maciel e Cachoeira dos Guedes
·         Construção do Colégio Ëdvardo Toscano”


DÉSSIMO TERCEIRO PREFEITO
 ANO DE 2001 À 2004  - ELEITO COM  14.181 VOTOS    
             Maria Haileia Araújo Toscano
                             PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Reforma e Ampliação da Praça
João Pessoa
·         Construção do Posto de Saúde (Milton de Moura Resende), no Bairro São José
·         Construção da Praça do Novo Milênio, No Bairro Novo
·         Cosntrução do canal de escoamento no Bairro do Juá
·         Construção do Memorial Fri Damião


DÉSSIMO QUARTO PREFEITO
 ANO DE 2005 À 2008 - ELEITO COM  17.291 VOTOS - PMDB    
       Maria de Fátima de Aquino Paulino
                               PRINCIPAIS OBRAS: 
·         Aquisição do Estádio Silvo Porto
·         Aquisição e construção do Centro Neuro-fucional  Maria Moura
·         Mai de 66.000 mil m2 de asfalto
·         Resgate do Pavilhão Central da Festa da luz, com toda renda doada a Igreja
·         Mais de 1000 casas populares para famílias carentes

DÉSSIMO QUARTO PREFEITO
 ANO DE 2008 À 2012 - ELEITO COM  15.341 VOTOS - PMDB    
       Maria de Fátima de Aquino Paulino
    Atual Prefeita pela data desta postagem