sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FESTA DA LUZ, ENCONTRO DE GERAÇÕES





A Festa da Luz, iniciada em 1900, conforme Cleodon Coelho, é tida por muitos como uma das maiores do Nordeste brasileiro. No ano de 2006 se iniciou em 24 de janeiro  com o resgate do pavilhão oficial, armado no início do calçadão da Dr. Lima e Moura. Todas as suas mesas foram vendidas antes mesmo do dia inicial da festa, confirmando-se o favoritismo do evento perante a opinião pública regional e estadual, sobretudo. A opinião geral foi de que satisfez todas as expectativas e o lucro obtido, foi determinado pela então Prefeita Fátima Paulino,  idealizadora desse regate, foi revertido em benefício da paróquia de Nossa Senhora da Luz, sob a responsabilidade do Mons. José Nicodemos, que por ele deverá ser utilizado sem a menor interferência do poder público municipal. Podemos afirmar que, até a data desta postagem, já foi entregue a Paróquia de Nossa Senhora da Luz, foi de  R$ 99.0000,00 durante 5 festas no Pavilhão, sendo prestado conta a população pela igreja em reformas e benefícios da Catedral. Ex. reforma dos degraus da Catedral em granitos, Pintura interna e externa, reforma do couro da Catedral,  Som moderno, Lustres, Cadeiras especiais para o Bispo e  Padres e etc.

As famílias se reencontraram nesse ambiente de harmonia e paz, para no amplexo da saudade relembrar os velhos tempos aqui vividos. Gerações trocaram idéias, se cumprimentaram e se reconheceram festivamente, gozando da musicalidade de suas épocas, através dos acordes da moderna banda guarabirense, do vereador George Víctor, Metal Leve e da orquestra Mistura Fina, como também a Orquestra Orions de Guarabira, Tuaregues, Veneza e outras deste seguimentos.

A partir da praça da Alimentação, início do bairro Novo, espalharam-se barracas de prendas, de alimentação rápida, de tiro ao alvo, de bijuterias e brinquedos e parques de diversões que dentro de padrões de segurança e conforto, receberam crianças e adultos, desde as 17h00, diariamente. Gerando o emprego  direto e indireto, aquecendo bem o comécio local, pois geralmente são 10 dias de Festa.

O enorme fluxo de pessoas, exigiu verdadeiro exercício de paciência para se alcançar o centro principal da apresentação das grandes atrações musicais em dois palcos alternativos (lado a lado), na base da praça do Novo Milênio, próximos à bateria de camarotes instalada nas suas proximidades. Bandas como Aviões do Forró, Jota Quest, Forró do Muído, Mastruz com Leite, Capital do Sol, Desejo de Menina, Forró Mela Pinto, Forró Flor do Mamulengo, Forró da Galera, Netinho Lins, Gatinha sem Vergonha, Mauricinhos do Forró, Forró Calango Aceso, Banda Raio do Sol, Alcimar Monteiro., Banda Aquários, Furacão do Forró, Galera do Arrocha e Parada Federal, cumpriram o seu papel perante as multidões que lotaram diariamente o espaço reservado a esse grande evento. Além dos grandes nomes, artistas e bandas da terra e região se apresentaram também com as mesmas condições dadas às atrações que vêm de outros Estados do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário