quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Meu PAI, ADONIAS FERNANDES, o sustentáculo da nossa família

Meu PAI Nasceu em Picuí, Estado da Paraíba, no lugar chamado A Volta - Zona Rural, ao meio-dia de 26 de novembro de 1932. Filho de José Anulino da Costa e Adália Francelina da Costa. Aos oito anos de idade passou a residir em Gravatá, Zona Rural do mesmo município, onde morou por três anos. Quando os pais resolveram morar em Guarabira, saíram de Gravatá num domingo, às 5h da manhã, ele, os pais e os irmãos, Severina , Valdemar, Luiz e Francisco. Todo o trajeto foi feito a pé, chegando em Guarabira a 23 de abril de 1943, às 21h, indo residir à rua Prefeito Lordão, onde a Srª sua mãe (minha querida vó) morou até os seus 103 anos, quando Jesus à chamou.
         Meu PAI não chegou a concluir sequer o curso primário, estudou no Grupo Escolar "Anthenor Navarro" e teve como professoras Clotilde Xavier, Mimita Fernandes, Maria da Luz Coelho e Estelita Cunha. E dessa época lembra-se de que antes das aulas começarem todos os alunos ficavam devidamente perfilados, iam à Quadra para cantar o Hino Nacional, o que se repetia no final da aula, para entoarem o Hino da Bandeira e perfilados iam até a calçada do Grupo Escolar, quando então se dispersavam.
          Meu avô, trabalhou para João Irineu, João Monteiro de Mulungu, Dr. Vicente Rocco, Adonis Sales, entre outros. Algum tempo depois Vovô adquiriu uma doença chamada lastimunióse, vindo a falecer em 04 de agosto de 1958, quando então PAPAI enfrentou a grande Universidade da Vida.
            Um dia, um cidadão para o qual PAPAI carregava a feira disse que iria arranjar para que fosse despachar em uma Mercearia, mas PAPAI não sabia ler. Você aprende - disse o cidadão - e realmente conseguiu aprender a ler e conseguiu o emprego, mas três meses depois foi acometido de uma crise de apendicite aguda e foi às pressas para João Pessoa, tendo sido operado por Dr. Mendonça, no Pronto Socorro, às 2h de uma quarta feira de cinzas, em 1951. Ao voltar para Guarabira, foi trabalhar na Mercearia de João Batista, ex-funcionário da Prefeitura de Guarabira na época do Prefeito Augusto de Almeida e foi o próprio João Batista quem o colocou para trabalhar na Padaria de Pedro Félix ou do Sr. Janúncio, próximo onde é hoje a Rádio Rural.
               Amor incondicional - Quando pensou em casar aprendeu a costurar paletó nas Oficinas de Anísio Paixão e Rossine Lima, para completar a renda, pois passou a dar conta de duas famílias, a nossa e da minha vó, que nunca a desamparou, minha vó ( DONA ADÁLIA) faleceu com 103 anos, e no momento de sua partida, estavamos ao seu lado eu e meu PAI , lembro-me bem, ela segurava a minha mão bem apertado quando partiu.( Te Amo vovó!)
                Meu PAI nunca se envergonhou de dizer que quando a fome apertava ia para a Estação ferroviária, esperar o PN ou o Bacurau, vendendo água, carregando pacotes, dando recados, a fim de ganhar uns trocados para se alimentar. Em outros horários vendia bolo e em dias de feira, era fereiro.
                Meu PAI, Trabalhou também com o Dr. Durval Rolim, Dentista, no 1° andar da Farmácia Régis, em seguida com o Dr. Pedro Barbosa, no mesmo local. Depois, foi convidado para ser comprador de agave, algodão e cereais, pelo Sr. Miguel Campina, sendo quartas e sábados em Cachoeira dos Guedes e aos domingos em Sertãozinho. Esse cidadão mudou-se para Campina Grande e então meu PAI teve que enfrentar os motores e desfibradores de agave dos Srs. Cícero Xavier, Paulo Ataíde e Paulo Gomes. Em 1954 o Dr. Augusto de Almeida colocou-o num Posto de Puericultura, que tinha como Dentista, Dr. José Tavares, sendo demitido em 1955, mas um ano depois, em 1956, o Dr. Augusto de Almeida colocou-o no Departamento de Obras e Saneamento do Estado - DOSE -, na categoria de Serviçal, chegando a ser Chefe dos abastecimentos de Guarabira, Alagoa Grande, Mamanguape, Catolé do Rocha e Antenor Navarro, galgando o posto de Inspetor do Departamento em todo o Estado da Paraíba.
                 Meu PAI, fundou, a Gráfica Moderna, Papelaria Moderna, Personalize, Descartável e Cia e a Livraria Santa Fé. ( comécios de nossa família) Assumiu as funções de: ( Gerente da Cooperativa COAMIGA - Fundador do Rotary Club em Guarabira - Fundador da Rádio Cultura de Guarabira - Presidente por duas vezes do Clube Recreativo Guarabirense - Secretário do Guarabira Esporte Clube - Diretor do Brasil Esporte Clube - Agro-pecuarista - Por duas vezes assumiu a Presidência do Rotary em Guarabira. Na Rádio Cultura teve a felicidade de promover pessoas que hoje são destaques no Rádio e na Televisão. Como Tony Nunes, Clemilson Sousa, Clímaco Santa Cruz, para só citar alguns.
                  Quando o meu PAI, pensou em entrar para o ramo gráfico comprou uma Gráfica que estava encostada há doze anos. O Gerente do Banco do Brasil, Sr. José Elmano emprestou-lhe CR$ 23.000,00 (vinte e três mil cruzeiros), na obrigação de comprar máquinas. A primeira que adquiriu foi uma automática importada da Alemanha e custou CR$ 10.200,00 (dez mil e duzentos cruzeiros). Em 1969 adquiriu picotadora, Grampeador, Guilhotina, vindo depois as inovações da Of Set, Gravadora, Informática, entre outras.
                    Não é porque ele é meu Pai, que eu o exalto tanto assim. Mas este homem de quem falo é uma fortaleza sem fim, é aquele que nos defende, que nos salva da tempestade é o pai que pedimos a Deus, que sabe nos entender, compreende nossos sonhos e sempre nos ajudou a torná-los realidade. Papai o senhor é um raro diamante de indiscutível valor. É um homem muito direito, que de tanto aprender com a vida foi Diplomado em respeito e esta é sua maior virtude. Quero agradecer em nome de nossa família, ao Rotary Club de Guarabira pela homenagem e entrega do Título PAUL HARAS, AO MEU PAI -ADONIAS FERNANDES.
  Girleny de Oliveira Fernandes                                                               Guarabira, 20 de Outubro de 2009   

Nenhum comentário:

Postar um comentário