quarta-feira, 17 de novembro de 2010

UM FEIRÃO DIFERENTE - RUA COSTA BEIRIZ


Taí uma coisa que vem surpreendendo Guarabira e que sem nenhum custo à edilidade, se implantou devagarzinho e se enraizou de tal forma que não se tem mais como acabar: a feira da Costa Beiriz, uma das mais importantes ruas comerciais da cidade. Tinha tudo para não dar certo, uma vez que os estabelecimentos comerciais existentes há anos, eram suficientes para satisfazer as exigências e gostos dos compradores da cidade ou de outro qualquer lugar da região. Faltava mais o quê, para justificar barraquinhas organizadas em plena via pública, entre as casas comerciais?

Pois é, a visão de uma mulher arguta e empresária residente na mesma artéria, Girleny Fernandes – parabéns pela idéia –, bastou para convencer a opinião pública e a edilidade, de que se podia dar um novo passo de progresso, naquele espaço que parecia ter tudo. E o que é melhor, o fez sem ocasionar transtornos aos empresários ali fixados e sem gastos à Prefeitura – que é o que a prefeita mais gosta. Abriu e realizou novas opções de compras e vendas, sem atrapalhar os estabelecimentos veteranos. Aliás, modernizou e aproximou o comércio. Essa jovem senhora deu ênfase à frase que anuncia que “o mundo é para todos”.

Sexta-feira saí de casa e fui ver essa atividade tão comentada pelos meus filhos e vizinhos, e fiquei surpreso com o volume de negócios realizados por barraqueiros, muitos dos quais vindos dos nossos bairros. Todos vendiam, uns mais e outros menos porque tinha público disposto a pechinchar e a pagar pela mercadoria do seu agrado. As casas comerciais tradicionais da rua também vendiam normalmente, como se não estivessem sendo afetadas pelos ambulantes. E não estavam.

Nesse mundo de meu Deus, “o sol nasceu para todos”. Há lugar para todo mundo sobreviver se houver compreensão e harmonia. O olho grande não leva ninguém a lugar nenhum, ao contrário só destrói o seu próprio usuário. O mundo é de quem tem visão e disposição para o trabalho, sem se envergonhar de pegar no pesado como os feirantes que do alto da sua humildade vão avançando e conquistando espaços significativos à sua evolução e crescimento. Todo cliente tem os estabelecimentos de sua preferência, sobretudo porque ali se sente bem quanto a preço, forma de pagamento e atendimento e não é por buscar novas opções de compras que vai abandonar a quem lhe tem servido há tanto tempo.

Todo mundo ganhou e a cidade também. Precisa-se sempre de atitudes inovadoras, como essas. Pessoas capazes de raciocinar como a senhora Gierleny Fernandes, a terra também tem. Mãos à obra que Guarabira agradece.( Matéria do Prof. Martinho Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário