quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prefeitura de Guarabira e Juizado das Execuções Penais tem programa para presos albergados

A prefeita do município de Guarabira, Fátima Paulino e o Juiz responsável pelas execuções penais, Bruno Isidro, lançaram  um programa que está permitindo a Prefeitura de Guarabira, contrair a mão de obra de doze albergados os quais cumprem prisão semi-aberta no Presídio Regional “João Bosco Carneiro” em Guarara.
O convênio entre a Prefeitura e o Juizado das Execuções Penais da Comarca de Guarabira, foi assinadom em novembro de 2005 com o intuito também de diminuir as penas de encarcerados, os quais durante o dia tenham a oportunidade de prestar serviço público ao município e no período noturno, voltarem a pagar por suas infrações.
Conforme o convênio, de cada dia trabalhado pelo albergado eles diminuem três da parte da pena que lhe foi atribuída pela justiça. Desta forma, há um real interesse por parte do apenado em trabalhar de maneira integral e sem a perspectiva de fugir.
Pelo menos por enquanto são apenas 12 albergados incluídos neste programa. Tanto a prefeita Fátima Paulino quanto o juiz Bruno Isidro, acreditam que mais detentos serão beneficiados com o acordo, pois o município e o juizado possuem interesses mútuos, ou seja, ajudar na ressocialização de presos que têm bons comportamentos.
Na opinião da prefeita Fátima Paulino, o valor deste convênio com a justiça é muito maior do que se pensa. Ela destaca que neste caso existe a confiabilidade entre os dois órgãos no sentido de recuperar o homem que, por exemplo, cometeu um erro no passado, porém agora necessita da mão de alguém para retornar ao seio social.
“Eu prefiro promover a educação e o amparo a criança carente, para que o mesmo quando adulto não possa ser punido pela própria sociedade que lhe viu crescer”, disse a chefe do executivo guarabirense, explicando também quando isso não é possível, a alternativa mais viável é a ressocialização com o apoio dos poderes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário